segunda-feira, março 19, 2007

Negócios da China

Publicado no Diário Económico a 29/01/2007.

Esta semana estão na China muitos empresários portugueses em busca de negócios. Não me arrogo a capacidade de lhes dizer o que fazer, mas deixo quatro observações:

1. A China ainda é pobre. Com um PIB per capita (ajustado a preços de compra) que é 30% do português, um chinês médio vive com o equivalente em Portugal a cerca de 300 euros por mês. Há em Portugal, por pessoa, 2 vezes mais televisões, 3 vezes mais médicos, 3,5 mais indivíduos com cursos superiores, e 682 mais ligações à Internet do que na China. Não é na China que se vão encontrar compradores para as últimas inovações tecnológicas ou luxos.

2. Mas a China é muito grande. Apesar de pobre por pessoa, com 1,3 mil milhões de habitantes, a China já é uma das 10 maiores economias do mundo. Para as indústrias que beneficiem em especial de economias de escala, a China é o paraíso na terra.

3. Está a crescer a um ritmo impressionante. Se a China e Portugal continuarem a crescer ao ritmo a que cresceram entre 1994 e 2004, a China vai ser tão rica como nós dentro de 18 anos. O potencial futuro é enorme, e é este que já há uma década atrai empresas de todo o mundo para a China. Portugal parte com atraso, mas ainda não é demasiado tarde e pode usar a experiência em Macau como um trunfo valioso.

4. E comercializa mais tarefas e menos produtos. Os economistas têm-se recentemente apercebido de uma mudança no padrão do comércio internacional. Os países continuam a trocar produtos acabados entre si, mas cada vez mais trocam também produtos em processo para a frente e para trás. A matéria-prima vem de um país, os designers de outro, a produção física ocorre num terceiro mas a embalagem vem de um quarto, e no país número cinco está o departamento de marketing. A China está especialmente envolvida nesta forma de comércio. Os negócios não se fazem apenas encontrando compradores ou fornecedores. Fazem-se cada vez mais também encontrando parceiros locais e oportunidades para re-localizar partes do processo produtivo.

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